Neste fim de semana (22 e 23 de março), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) divulgou informações sobre a balneabilidade do litoral de Fortaleza e de outras áreas do Ceará. Na capital, cinco pontos foram classificados como próprios para banho de mar. No litoral oeste, no entanto, todos os trechos estão impróprios para os banhistas. Já no litoral leste, apenas a Praia da Abreulândia, em Fortaleza, está recomendada para o banho.
No centro de Fortaleza, quatro trechos estão adequados para banho: Praia do Meireles (na altura da Avenida Desembargador Moreira e da Avenida Rui Barbosa), além de dois pontos na Praia de Iracema (na altura da Estátua de Iracema Guardiã e próximo à Ponte Metálica). Essas praias foram liberadas para o público, conforme os critérios estabelecidos pela Semace. A recomendação de balneabilidade é baseada em exames de qualidade da água.
Em relação ao restante do litoral cearense, a maioria das praias está apta para o banho. No litoral leste, a exceção é a Praia da Quixaba, em Aracati, que foi classificada como “em alerta”, mas ainda não está considerada imprópria. No litoral oeste, as praias de Cumbuco, Taíba e Camocim (próximas à travessia das balsas) estão com a balneabilidade comprometida, sendo impróprias para os banhistas.