O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, anunciou neste domingo (23.mar.2025 a convocação de eleições gerais antecipadas para o dia 28 de abril. Carney afirmou que necessita de um mandato forte para enfrentar os desafios impostos pelas políticas comerciais do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo o primeiro-ministro, as ações de Trump representam uma ameaça à soberania do Canadá e, por isso, a resposta do país precisa ser a construção de uma economia robusta e um Canadá mais seguro.
Em seu discurso, Carney enfatizou a importância de investir no Canadá e fortalecer a unidade nacional. Ele afirmou que a crise econômica provocada pelas tarifas comerciais de Trump exige uma ação decisiva e pediu um forte mandato de seus compatriotas. A convocação da eleição foi aprovada pela governadora geral, Mary Simon, que concordou com o pedido de dissolução do Parlamento, antecipando as eleições que originalmente ocorreriam em outubro.
Nas eleições de abril, Carney enfrentará Pierre Poilievre, líder do Partido Conservador, como seu principal adversário. A decisão de convocar eleições antecipadas aconteceu após a renúncia de Justin Trudeau, seu antecessor, que deixou o cargo em janeiro após uma queda na popularidade e conflitos internos com sua equipe, especialmente com a ex-ministra das Finanças, Chrystia Freeland, em relação a propostas de aumento nos gastos públicos.