A capital paulista entrou em estado de atenção para alagamentos na tarde deste domingo (23), conforme alertou o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). A medida foi adotada às 14h50, com a cidade enfrentando condições climáticas adversas. A Defesa Civil do estado também emitiu alertas de intensidade grave para as zonas sul e oeste e severo para a região central, devido à propagação de áreas de instabilidade que causaram chuvas fortes.
A chuva afeta toda a cidade, com previsão de alagamentos e rajadas de vento. O CGE observa que os municípios vizinhos, como Várzea Paulista, Jarinu, Campo Limpo Paulista e outros, também registram chuvas intensas. Segundo os dados do radar meteorológico, o acumulado pluviométrico médio até as 7h deste domingo foi de 63,8 milímetros, o que representa 36% do esperado para o mês de março, que é de 177,1 milímetros.
Além das condições adversas na capital, o fenômeno climático tem gerado preocupações sobre a segurança e os impactos das chuvas fortes. O alerta permanece em vigor enquanto a instabilidade se propaga por diferentes regiões do estado. A população é orientada a acompanhar as atualizações e se preparar para possíveis mudanças nas condições climáticas.