Após intensas negociações, a Câmara dos Deputados definiu, nesta terça-feira (18), a composição das comissões permanentes da Casa para 2025. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerada a mais influente, ficará sob o comando do União Brasil. Além disso, o MDB assumirá a relatoria do Orçamento de 2026 na Comissão Mista de Orçamento (CMO). O Partido Liberal (PL), que possui a maior bancada, será responsável por cinco comissões importantes, incluindo as de Relações Exteriores e Saúde.
O acordo também prevê que o Partido dos Trabalhadores (PT) ficará com quatro comissões de grande relevância, como Fiscalização e Controle e Finanças e Tributação. A instalação das comissões está prevista para quarta-feira (19), com 16 comissões sendo instaladas pela manhã e as demais à tarde. As negociações se estenderam por horas e, após encontros durante o dia, os deputados conseguiram finalizar os ajustes necessários para a formação da estrutura.
A nova distribuição das comissões reflete a distribuição do poder entre os principais partidos da Câmara e estabelece as bases para o funcionamento da Casa nos próximos meses. A configuração dos colegiados, incluindo temas como Meio Ambiente, Educação e Direitos Humanos, será um marco importante para a política nacional, com as comissões desempenhando papel fundamental na análise e aprovação de projetos legislativos.