O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta terça-feira (18.mar.2025), que o deputado Filipe Barros (PL) deverá assumir a presidência da Comissão de Relações Exteriores (Credn) da Câmara dos Deputados, após o anúncio de que seu filho, Eduardo Bolsonaro, permanecerá nos Estados Unidos. Inicialmente, o deputado Coronel Zucco (PL) era considerado um dos principais candidatos para o cargo, mas Bolsonaro indicou que ele deve seguir na liderança da minoria. A declaração foi feita durante uma entrevista à Revista Oeste.
A mudança de planos ocorre após Eduardo Bolsonaro anunciar, também nesta terça-feira, que se licenciará temporariamente de seu mandato para ficar nos Estados Unidos. A decisão foi motivada por um pedido de apreensão do seu passaporte, feito pelo líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), que acusava o deputado de atuar contra os interesses nacionais. Contudo, o ministro do STF, Alexandre Moraes, rejeitou o pedido. Eduardo Bolsonaro, que era o favorito para o cargo, decidiu se afastar da Câmara para evitar maior desgaste político.
A disputa pela liderança da Credn reflete a divisão entre os partidos PL e PT e impediu o avanço do acordo para a distribuição das comissões na Câmara. O cargo tem grande relevância, pois seria uma plataforma para a promoção de pautas alinhadas ao governo Bolsonaro no cenário internacional. A aproximação de Eduardo Bolsonaro com aliados políticos internacionais, como o ex-presidente dos EUA Donald Trump e o presidente argentino Javier Milei, também influenciaria a estratégia externa do grupo político.