Em Vila Velha, na Grande Vitória, uma boate foi flagrada pela polícia realizando um furto de energia, com uma ligação clandestina direta à rede elétrica da EDP, concessionária responsável pela distribuição de energia na região. A descoberta ocorreu durante uma operação de combate ao furto de energia no bairro Alvorada, na quinta-feira (20). Após a constatação da irregularidade, a energia do estabelecimento foi desligada, deixando a boate sem eletricidade, o que afetou tanto clientes quanto funcionários.
O proprietário do local será responsabilizado criminalmente pelo ato, podendo enfrentar uma pena de reclusão de até quatro anos, conforme a legislação brasileira sobre furto de energia. Além da punição criminal, ele terá que arcar com o pagamento da energia furtada durante o período da irregularidade, conforme as determinações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A quantidade exata de energia roubada e o valor da multa não foram divulgados.
A operação contou com a colaboração de policiais civis do Departamento de Investigações Criminais (Deic), peritos do Instituto de Criminalística e técnicos da EDP. Em 2024, a concessionária recuperou energia furtada suficiente para abastecer por um mês o município de Cariacica, na Grande Vitória, evidenciando a magnitude do problema em diversas localidades do Espírito Santo, com um total de mais de 34 mil fiscalizações realizadas.