O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou, nesta quinta-feira (13), o lançamento do projeto “Tudo na Circularidade – Investindo nas cooperativas de material reciclável”, com o objetivo de ampliar o acesso das cooperativas de catadores e catadoras de materiais recicláveis ao mercado de créditos de logística reversa. O projeto receberá recursos iniciais de R$ 20 milhões do Fundo Socioambiental do BNDES, podendo alcançar até R$ 100 milhões, caso novas captações sejam realizadas. A iniciativa busca estimular a geração de emprego e renda, além de melhorar as condições de trabalho das cooperativas no Brasil.
O projeto se concentra em quatro eixos principais: aprimoramento da gestão administrativa e produtiva, formação de redes entre as cooperativas, modernização tecnológica e inovação, e ampliação de bens e serviços para aumentar a renda dos catadores. O objetivo do BNDES é superar desafios como a tributação, a logística e a margem de ganhos das cooperativas, que, atualmente, enfrentam dificuldades financeiras, com uma média de ganhos inferior ao salário mínimo mensal. A parceria do banco com as cooperativas visa garantir sua inclusão no processo de reciclagem e sua expansão no mercado.
Além disso, o BNDES abriu um processo seletivo para escolher o parceiro gestor do projeto, que será responsável pela coordenação de ações, elaboração de editais e acompanhamento dos projetos executados. O processo seletivo incluirá etapas eliminatórias e classificatórias, com previsão de conclusão até 150 dias após a seleção final. O edital para a escolha do parceiro gestor está aberto até 5 de maio de 2025, e as organizações sem fins lucrativos que atuam no Brasil poderão participar da seleção.