O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou um novo programa chamado “Tudo na Circularidade”, com o objetivo de apoiar cooperativas de catadores de materiais recicláveis. A iniciativa contará com R$ 20 milhões do Fundo Socioambiental do BNDES, destinados à contratação de uma entidade gestora que coordenará as ações do projeto. A seleção da entidade será realizada por meio de uma seleção pública a ser aberta em 5 de maio. O programa visa fortalecer a capacidade produtiva e melhorar a comercialização e o rendimento das cooperativas no setor de reciclagem.
O principal objetivo do programa é ampliar o acesso das cooperativas de catadores ao mercado de créditos de logística reversa (CLR), uma prática definida pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), que visa a reintegração de resíduos ao ciclo produtivo. A logística reversa permite que as empresas compensem a coleta e a destinação de materiais recicláveis por meio de um sistema semelhante aos créditos de carbono, com foco na remuneração dos catadores. A proposta do BNDES é garantir melhores condições de trabalho e renda para os catadores, além de capacitá-los para a adoção de novas tecnologias de separação e tratamento de resíduos.
O programa também busca atrair patrocinadores, como empresas e governos, que poderão obter benefícios fiscais, como descontos no Imposto de Renda, ao apoiar projetos de reciclagem. A expectativa é que o programa contribua para a redução de lixões no Brasil, onde milhões de toneladas de resíduos não têm destinação adequada. Com a implementação de iniciativas como essa, o BNDES acredita que o país pode gerar novas fontes de receita, além de promover um ciclo sustentável de reaproveitamento de materiais recicláveis.