Neste domingo (2), o Bloco Areia desfila pela orla do Leblon, no Rio de Janeiro, com uma estimativa de público de 120 mil pessoas. A festa mistura samba e música popular brasileira (MPB), criando um ambiente vibrante para os foliões. O Areia tem suas raízes em uma brincadeira entre amigos que jogavam vôlei na praia do Leblon, próximo ao Posto 12. A ideia inicial foi criar uma agremiação de forma descontraída, e, com o tempo, o bloco foi tomando proporções maiores.
A história do Areia remonta ao ano de 2003, quando o nome foi dado em referência a uma brincadeira e ao local onde a rede de vôlei estava instalada. De acordo com o presidente do bloco, Eduardo Maia, o nome “Areia” surgiu de uma tentativa de abreviar o nome original, que se referia à Associação Recreativa e Etílica Independente dos Amigos da Rede do Aloísio. O nome de fato não foi planejado, mas acabou se tornando um símbolo para o bloco.
Além do Areia, outros blocos também atraem foliões pelo Rio neste domingo. Entre eles, destacam-se o Cordão do Boitatá e o Marcha Nerd no centro da cidade, e o Simpatia é Quase Amor, em Ipanema. Diversos outros blocos estão espalhados pelas zonas norte e oeste da cidade, oferecendo opções para os foliões aproveitarem o carnaval em várias regiões do Rio.