O Banco Central (BC) anunciou mudanças nas regras de segurança do Pix, sem definir um prazo específico para que as instituições financeiras se adaptem. No entanto, o BC informou que as instituições que não seguirem as novas normas poderão ser penalizadas, com multas que podem atingir R$ 50 mil. A fiscalização será realizada após um período inicial de um mês, durante o qual o BC avaliará a conformidade das entidades com as exigências estabelecidas.
A principal medida envolve a verificação da integridade das operações realizadas pelas instituições financeiras. Caso algum banco ou instituição não cumpra os requisitos, ele ficará sujeito a penalidades, o que inclui a aplicação de multas. Além disso, pessoas ou empresas que tiverem a chave Pix suspensa poderão regularizar a situação, realizando um novo cadastro na instituição responsável.
Em relação à comunicação das mudanças, o BC afirmou que adotará sua política usual de comunicação ativa, sem ações especiais. Durante a entrevista, o chefe-adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC comentou também sobre um episódio de crise de comunicação recente, destacando que a autoridade monetária continua comprometida em informar corretamente sobre as alterações no sistema Pix.