Na tarde de terça-feira (4), último dia de carnaval, motoristas que tentaram deixar Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo, enfrentaram longas filas para a travessia de balsa. O tempo de espera foi de pelo menos três horas, com cerca de 180 minutos de fila para quem seguia de Ilhabela para São Sebastião. A situação foi registrada por volta das 13h, conforme informações fornecidas pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).
De acordo com o Departamento Hidroviário, a lentidão na travessia foi causada principalmente pelos ventos muito fortes, além da alta demanda de veículos, típica deste período de festas. Para os motoristas que faziam o trajeto no sentido oposto, de São Sebastião para Ilhabela, a situação estava mais tranquila, com espera padrão de 30 minutos.
A Semil informou que ao menos seis embarcações estavam operando na travessia, e as condições do trajeto, assim como o tempo de espera, eram atualizadas em tempo real no site do Departamento Hidroviário. A travessia entre as duas cidades segue sendo uma das principais rotas turísticas da região, especialmente durante feriados prolongados.