O Boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no dia 28 de fevereiro, revelou que o Acre está entre os nove estados com nível de atividade de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em alerta ou alto risco, entre os dias 16 e 22 de fevereiro. Além do Acre, os estados de Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Pará, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins também apresentaram níveis preocupantes de SRAG. O estudo aponta um aumento nos casos de SRAG, especialmente entre crianças e adolescentes com até 14 anos, com destaque para as regiões Norte, Centro-Oeste e Sergipe.
A pesquisa também observa que, além da alta incidência de SRAG em alguns estados, sete desses estados, incluindo o Acre, mostram tendência de crescimento desses casos nas últimas seis semanas. A Fiocruz destaca que, embora o número de casos de Covid-19 esteja estável, é importante que as pessoas com sintomas gripais, como coriza e febre, evitem aglomerações durante o Carnaval, para prevenir a transmissão do vírus. A pesquisadora Tatiana Portella sugere o uso de máscaras e a priorização de ambientes abertos como medidas de proteção.
Por fim, o estudo alerta para o aumento de casos de síndromes gripais em crianças e adolescentes, um fenômeno comum nesta época do ano, mas que não gera grandes preocupações. O estado de Goiás, porém, merece mais atenção, pois houve um aumento significativo na incidência de casos, associado ao início da temporada do vírus sincicial respiratório (VSR). A situação da Covid-19, por enquanto, não apresenta risco elevado, e os casos permanecem oscilando ou estáveis, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.