A atriz Zöe Saldaña, vencedora do Oscar 2025 de Melhor Atriz Coadjuvante por “Emilia Pérez”, foi condecorada com a Ordem Heráldica de Cristóvão Colombo pelo presidente da República Dominicana, Luis Abinader. A honraria reconhece sua carreira no cinema e sua contribuição para a projeção internacional da cultura dominicana. Durante a cerimônia, Saldaña expressou gratidão, descrevendo o momento como “um sonho que se tornou realidade”.
Nascida nos Estados Unidos, a atriz mudou-se para a República Dominicana ainda criança, após a morte do pai, e lá descobriu sua paixão pelas artes. Em seu discurso ao receber o Oscar, ela destacou com orgulho suas raízes imigrantes, dedicando o prêmio aos pais. A vitória já era esperada, após conquistas anteriores no Globo de Ouro e no Critics Choice Awards.
O filme “Emilia Pérez”, um musical em espanhol dirigido por Jacques Audiard, recebeu 13 indicações ao Oscar 2025, consolidando o reconhecimento de Saldaña no cenário internacional. A atriz também tem usado sua plataforma para celebrar suas origens e inspirar outras pessoas com histórias similares.