O município de Araquari, em Santa Catarina, recebeu um novo sistema de abastecimento de água que tem capacidade de fornecer mais de 17 milhões de litros de água tratada por dia. O projeto, inaugurado pelo Governo do Estado e pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), inclui uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), com capacidade para processar 200 litros de água por segundo, o que equivale a aproximadamente sete piscinas olímpicas diárias. A nova infraestrutura visa atender ao crescente número de habitantes da cidade, garantindo uma maior segurança hídrica para a população.
Além da ETA, foram implementadas outras melhorias no sistema, como uma Adutora de Água Bruta de 6 km, que capta água do Rio Piraí para transporte à estação, e uma Adutora de Água Tratada de 2,3 km. Também foram instalados mais de 10 km de redes de distribuição, ampliando o alcance do fornecimento de água em todo o município. A infraestrutura vai beneficiar diretamente a população de Araquari, com um fornecimento de água mais eficiente e seguro.
Recentemente, a Casan também investiu na construção de dois novos reservatórios de água, com capacidade de 300 mil litros cada, localizados no Centro e no Bairro Itinga. Essas novas instalações garantirão o abastecimento de água para cerca de 25 mil pessoas, complementando o esforço do governo estadual em assegurar a autonomia hídrica do município, especialmente em um período de rápido crescimento populacional.