O aplicativo OurPet, criado em 2019 por dois empresários de Ribeirão Preto (SP), tem ganhado popularidade entre tutores, protetores e profissionais de saúde animal. Funciona como uma rede social para pets, permitindo a criação de perfis para animais, o compartilhamento de fotos, histórias e interação entre amantes de animais. A plataforma utiliza inteligência artificial para conectar pessoas e animais com raças semelhantes, promovendo encontros entre eles, e está presente em diversos países, incluindo Brasil, Chile, Peru, Estados Unidos, Canadá e Inglaterra.
O aplicativo tem se mostrado útil tanto para tutores quanto para protetores de animais. Para a influenciadora digital Suelen Dacanal, que é apaixonada pela raça Dachshund, a ferramenta oferece um espaço para compartilhar informações e aproximar tutores de cães da mesma raça. Já para Amanda Gonçalves, protetora de animais, a principal função do aplicativo é facilitar a adoção de pets resgatados. A plataforma contribui para aumentar a visibilidade dos animais disponíveis para adoção e ajuda a garantir que os adotantes estejam preparados para cuidar dos animais de forma responsável, evitando o abandono.
Desenvolvido com o objetivo de promover o bem-estar animal, o aplicativo também oferece recursos para a localização de animais perdidos e adoções conscientes. A função de “match” entre adotantes e animais disponíveis para adoção tem se mostrado eficiente, e a plataforma garante que o adotante passe por um processo de verificação para assegurar que ele está apto a cuidar do animal. Segundo os desenvolvedores, essa abordagem resultou na eliminação da taxa de devolução de animais adotados, contribuindo para uma adoção mais responsável e duradoura.