A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou o cancelamento da comercialização de 47 pomadas para fixar ou modelar cabelos por não atenderem às exigências da resolução 814/2023. De acordo com a agência, as empresas responsáveis pelos produtos não cumpriram critérios essenciais para a regularização dos cosméticos, incluindo a adequação dos processos de fabricação e a apresentação de documentos obrigatórios, como licença sanitária e avaliação de segurança.
A maioria dos produtos cancelados violou artigos da resolução que exigem, por exemplo, a apresentação de uma arte de rotulagem detalhando o modo de uso e a quantidade recomendada do produto. Este é um desdobramento de ações anteriores, em que, após a publicação da RDC 814/2023, a Anvisa já havia cancelado 1.266 registros de pomadas por irregularidades semelhantes.
A agência alerta sobre os riscos do uso de produtos não regularizados, que podem causar efeitos adversos como ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, inchaço ocular, dor de cabeça e até perda temporária da visão. A Anvisa disponibilizou orientações sobre o uso seguro de pomadas para modelar cabelos, destacando a importância de adquirir produtos que atendam às normas de segurança sanitária.