O norte de Goiás enfrenta dificuldades históricas para eleger um deputado estadual, devido à fragmentação de candidaturas e à influência de políticos de outras regiões. Em 2022, o engenheiro Givago Valadares obteve votação expressiva, mas não foi suficiente para se eleger. A solução proposta por líderes locais, como o vice-governador Daniel Vilela, é unir forças em torno de um único candidato em 2026, fortalecendo as chances de representação da região.
Daniel Vilela, pré-candidato a governador, articula o nome do empresário e advogado Márcio Luís Silva como o escolhido para concorrer a deputado estadual, com apoio de cidades como Porangatu, Bonópolis e Santa Tereza. No entanto, a chave para o sucesso dessa estratégia está no aval da prefeita Vanuza Valadares, popular e recém-reeleita, cujo apoio é considerado decisivo. Sem ela, a candidatura de Márcio Luís dificilmente avançará, conforme destacou o deputado federal José Nelto, que também participa das negociações.
A disputa interna na família Valadares, com o empresário Eronildo Valadares possivelmente lançando seu filho Givago como candidato, pode complicar os planos de unificação. Vanuza Valadares, no entanto, tem motivos estratégicos para apoiar Márcio Luís, incluindo a proximidade com Daniel Vilela, futuro candidato a governador. Para consolidar a aliança, Márcio Luís precisa se aproximar da base da prefeita, mostrando gestos concretos de boa vontade e colaboração.