Um agricultor de 49 anos foi preso em flagrante na quinta-feira (20) após ser encontrado com 90 mudas de maconha, duas plantas adultas e 200 sementes, além de dois quilos de droga prensada, uma arma de fogo e munições. A prisão ocorreu na sua propriedade rural localizada na Vila do Jacaré, no Assentamento do Amajari, município de Amajari, Roraima. A ação foi resultado de uma denúncia anônima que alertava sobre a plantação de maconha na região.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e do Departamento de Narcóticos (Denarc), realizou a operação e encontrou o material ilícito na residência do suspeito, mas não conseguiu localizar uma plantação em larga escala devido à vegetação densa da área. Mesmo assim, as apreensões foram suficientes para embasar a prisão do agricultor pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.
O agricultor foi apresentado em audiência de custódia, onde a prisão em flagrante foi homologada e convertida em prisão preventiva pela juíza responsável. A operação faz parte da iniciativa nacional NARKE, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que visa combater o tráfico de drogas no Brasil com apoio de várias instituições de segurança.