O diretor-presidente substituto da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Roberto José Silveira Honorato, explicou que a suspensão das atividades da Voepass, em março de 2025, não foi uma punição relacionada ao acidente aéreo ocorrido em agosto de 2024. Segundo Honorato, a decisão se baseou em uma perda geral das condições da companhia para atender às exigências de segurança a partir de outubro de 2024, quando a empresa iniciou um período de monitoramento mais rigoroso. Durante a audiência pública, o diretor afirmou que, após a correção de falhas iniciais pela Voepass, houve uma degradação nos sistemas de gestão de segurança da empresa, o que resultou na suspensão das atividades.
Honorato também destacou que, após o acidente, a Anac manteve um acompanhamento contínuo da companhia, verificando falhas na segunda fase do monitoramento, que aconteceu entre outubro de 2024 e fevereiro de 2025. Ele ressaltou que a suspensão poderia ser revista caso a Voepass comprove o atendimento das exigências de segurança. Além disso, o diretor frisou que o modelo de regulação adotado pela Anac, que é internacionalmente reconhecido, exige que as próprias companhias aéreas sejam capazes de identificar e solucionar riscos, já que a Anac não pode realizar monitoramento diário de todas as operações.
Durante a audiência, o senador Sergio Moro questionou a Anac sobre as denúncias de funcionários da Voepass a respeito das condições precárias das aeronaves da companhia, mencionadas em reportagens recentes. Embora a Anac tenha recebido informações sobre problemas antes do acidente, foi enfatizado que tais questões haviam sido corrigidas. O senador Jayme Campos sugeriu uma possível falha da Anac no incidente, enquanto o senador Marcos Pontes defendeu que o foco da investigação deve ser encontrar os fatores que contribuíram para o acidente, e não buscar culpados. O diretor da Anac reiterou que a investigação sobre o acidente de agosto de 2024 deve durar cerca de um ano para identificar possíveis falhas e descumprimentos das normas de segurança.