A escola de samba Acadêmicos do Grande Rio trará para o desfile de 2025 o enredo “Pororocas Parawaras: As Águas dos Meus Encantos nas Contas dos Curimbós”, com foco na rica cultura e tradições do estado do Pará. O tema foi desenvolvido por meio de pesquisas sobre as práticas e mitos da Amazônia, com a colaboração de especialistas da região. O antropólogo Anderson Pereira, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), foi um dos principais envolvidos, contribuindo com estudos sobre os tambores e as lendas locais.
A fantasia da escola irá abordar aspectos da encantaria paraense, incluindo figuras de relevância no Tambor de Mina, como Mariana, Herondina e Jarina, além de elementos das práticas espirituais da região, como a pajelança cabocla e o carimbó. A musicalidade da região será representada especialmente pelos tambores de curimbó, simbolizando a forte relação entre a cultura e a natureza do Pará. O desfile contará com mais de três mil integrantes e seis alegorias, destacando a identidade cultural amazônica.
Além de sua contribuição para o carnaval, Anderson Pereira também coordena projetos de preservação cultural em Santarém, incluindo a exposição “Memórias do Carnaval em Santarém”, que resgata a história dos antigos desfiles carnavalescos da cidade. A exposição, que estará disponível até 18 de março, oferece ao público uma imersão no passado do carnaval local, com fantasias e adereços históricos, além de uma réplica de um carro alegórico da escola Ases do Samba.