O governador Wilson Lima anunciou a criação de três novas secretarias estaduais durante a abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Amazonas, nesta segunda-feira (3). As secretarias serão voltadas para as áreas de pesca, proteção e bem-estar animal, e para a pessoa com deficiência. Segundo o governador, a criação dessas pastas tem como objetivo melhorar a estrutura e atender a demandas específicas da população, sem impactar os gastos da administração estadual.
A Secretaria de Pesca será formada com base em parte da estrutura existente na Secretaria de Produção Rural (Sepror), enquanto a Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal será criada para dar conta da grande demanda que a área exige, e que atualmente é atendida por um departamento da Secretaria de Meio Ambiente (Sema). A Secretaria da Pessoa com Deficiência, por sua vez, será recriada com base em uma ramificação que já existe na Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejusc), devido à relevância crescente dessa área no governo estadual.
A sessão de abertura do ano legislativo também marcou a posse da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas, e a leitura da mensagem do governador, que detalhou as ações do governo e as medidas que serão implementadas. A criação das novas secretarias visa reforçar o compromisso do governo com áreas prioritárias e garantir um atendimento mais eficaz à população.