A Way-262 assinou, na sexta-feira (14), o contrato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério dos Transportes para a concessão de parte da BR-262, entre Uberaba e Betim. Com validade de 30 anos, o contrato inclui a administração, recuperação, manutenção e ampliação do trecho rodoviário, que compreende 438,9 quilômetros, passando por 20 cidades. O novo contrato, que entra em vigor até março de 2025, substituirá a gestão anterior da Triunfo Concebra, que administrava o trecho desde 2014.
O investimento total para as obras e serviços de infraestrutura será de R$ 8,5 bilhões, com destaque para a duplicação de 44,3 quilômetros e a criação de 168 quilômetros de faixas adicionais para melhorar a capacidade e segurança da rodovia. Além disso, o cronograma inclui a instalação de bases de Atendimento ao Usuário (SAUs), monitoramento com tecnologia de ponta e a implementação de uma rede de telefonia 4G para otimizar a conectividade. O projeto prevê a criação de cerca de 1.200 empregos diretos.
A concessão foi realizada por meio de um consórcio formado pela Way Brasil e a gestora de investimentos Kinea, que venceu o leilão realizado em outubro de 2024. O consórcio, denominado Rotas do Brasil, tem como objetivo transformar o trecho da BR-262 em um corredor logístico mais seguro e eficiente para o transporte de mercadorias, impactando positivamente a economia de Minas Gerais e do país.