A votação final para eleger os vencedores do Oscar 2025 se encerra nesta terça-feira (18), após a abertura do processo de seleção no dia 11 de fevereiro. Todos os membros ativos da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas participam da escolha dos vencedores, com um sistema de votação preferencial para a categoria de Melhor Filme. Os votantes classificam os filmes de 1 a 10, e o vencedor é definido após um processo de eliminação caso nenhum filme alcance 50% dos votos inicialmente.
Nesta edição, o Brasil está representado pelo filme “Ainda Estou Aqui”, que concorre em três categorias: Melhor Filme, Melhor Atriz com Fernanda Torres e Melhor Filme Internacional. O filme mais indicado desta edição é “Emília Pérez”, que recebeu 13 nomeações. A seleção dos vencedores conta com a participação de todos os membros da Academia, que têm direito de votar em todas as categorias, incluindo a de Melhor Filme.
O Oscar 2025 acontecerá em 2 de março e é considerado o prêmio mais importante do cinema mundial. A votação para os indicados em cada categoria foi feita por membros especializados, como atores, diretores e roteiristas, enquanto os vencedores são escolhidos por todos os membros da Academia. A premiação deste ano traz uma expectativa significativa, com o retorno do Brasil após 26 anos de ausência nas principais categorias.