O retorno às aulas após as férias pode ser um período desafiador para muitas crianças, especialmente as atípicas, que enfrentam dificuldades relacionadas à adaptação ao ambiente escolar e à interação com colegas e professores. A primeira infância, fase crucial para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional, exige um cuidado especial dos pais para que o ambiente escolar favoreça a construção de habilidades e o fortalecimento social da criança.
O cérebro das crianças está em pleno desenvolvimento até os seis anos, tornando a estimulação ambiental um fator fundamental para o aprendizado e as relações interpessoais. De acordo com especialistas, é nesse período que as experiências vivenciadas na escola têm um impacto direto na forma como a criança percebe o mundo, aprende e interage com os outros. Para tanto, é importante que as crianças recebam apoio emocional, estrutura de rotina e um ambiente familiar acolhedor.
Para ajudar no período de volta às aulas, os pais podem adotar algumas estratégias, como manter rotinas claras e conversar sobre sentimentos e expectativas, criando familiaridade com a rotina escolar. Além disso, preparar as crianças para mudanças, como a troca de turma ou professor, e fortalecer a comunicação com a escola para garantir suporte adequado são passos importantes. A presença constante dos pais e o apoio emocional durante essa fase são essenciais para garantir uma transição tranquila e positiva.