O Rio Open começou com resultados mistos para os tenistas brasileiros. Felipe Meligeni, número 149 do mundo, foi derrotado pelo casaque Alexander Shevchenko, 103º do ranking, em uma partida sem grande resistência, com parciais de 6/4 e 6/2. Embora tenha quebrado o saque de Shevchenko no início do primeiro set, Meligeni não conseguiu manter o ritmo e foi superado após uma série de quebras de saque.
Thiago Monteiro, 99º no ranking, conquistou a primeira vitória brasileira no torneio ao derrotar o argentino Facundo Diaz Acosta, 119º, em uma virada emocionante. O jogo, que durou 2h38, terminou com parciais de 3/6, 6/3 e 7/6 (7/3), após um terceiro set decidido no tie-break. Monteiro teve um desempenho melhor no serviço e, com um bom preparo físico, conseguiu reverter a desvantagem do primeiro set.
Já Gustavo Heide, número 162 do mundo, também foi eliminado na primeira rodada. Ele perdeu para o argentino Francisco Comesana em um jogo apertado, com parciais de 7/6 (7/2), 6/7 (7/9) e 6/3. O brasileiro teve chances, mas acabou não conseguindo sustentar o nível de jogo necessário para avançar, sendo derrotado em um confronto que se arrastou por mais de duas horas.