Na noite de terça-feira (4), os vereadores de São José dos Campos aprovaram, por unanimidade, o projeto de lei que estabelece um reajuste salarial de 5% para os servidores municipais, incluindo inativos e pensionistas. O aumento visa compensar a inflação acumulada e também se aplica aos estagiários da prefeitura. O custo estimado para a implementação desse reajuste é de R$ 73,887 milhões em 2025, com previsões de custos adicionais para os anos seguintes.
Além da aprovação do reajuste para os servidores da prefeitura, uma emenda foi acrescentada ao projeto, garantindo que o aumento também será aplicado aos servidores da Câmara Municipal, com impacto financeiro estimado em R$ 3,884 milhões para 2025. O projeto segue a Lei 4.590/1994, que determina a correção salarial quando a inflação atinge 5%, e a medida foi vista como necessária para garantir o poder aquisitivo dos servidores públicos.
Apesar da decisão recente, a prefeitura havia anunciado anteriormente a intenção de pagar o reajuste de forma parcelada, mas adiou a proposta devido ao período eleitoral. No entanto, em agosto de 2024, a administração municipal decidiu não enviar o projeto de lei original, que contemplava o parcelamento do reajuste. O sindicato da categoria criticou a decisão, aguardando uma resposta favorável à antecipação do aumento.