Na última terça-feira (4), Luiz Carlos de Mello Cardim (PSDB) assumiu a cadeira de vereador na Câmara Municipal de São Sebastião (SP), durante a primeira sessão ordinária do ano. Cardim havia sido eleito suplente nas eleições de 2024, com 821 votos, mas assumiu o cargo após a ausência de Thiago Bally (PSDB) na cerimônia de posse, realizada em janeiro. Bally não foi empossado devido a questões judiciais que envolvem uma investigação sobre sua suposta participação em um homicídio ocorrido em abril de 2024.
A vacância do cargo foi formalizada no dia 24 de janeiro, quando o presidente da Câmara, Edgar Celestino (Podemos), publicou um ato que extinguia o mandato de Bally e convocava Cardim para assumir. Professor Cardim já havia tentado se eleger em 2020, mas também ficou na suplência. Em 2022, ele havia ocupado temporariamente uma cadeira na Câmara durante a licença de um parlamentar.
Thiago Bally está com prisão preventiva decretada desde outubro de 2024, sendo investigado por sua possível ligação com um homicídio ocorrido em uma chácara no bairro Juquehy, em São Sebastião. O caso gerou grande repercussão na cidade, e as investigações indicam que Bally esteve no local pouco antes do crime, com indícios de desentendimentos anteriores com a vítima.