Em dezembro de 2024, o volume de vendas no varejo no Brasil alcançou um nível 9,3% superior ao de fevereiro de 2020, período anterior à pandemia. O setor de varejo ampliado, que inclui veículos, material de construção e atacado alimentício, também registrou crescimento, com vendas 4,0% acima do patamar pré-crise. Esses dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a partir da Pesquisa Mensal de Comércio.
Os segmentos de artigos farmacêuticos, supermercados, veículos, combustíveis e material de construção se destacaram, com resultados positivos superiores aos registrados antes da pandemia. O segmento farmacêutico, por exemplo, mostrou um crescimento de 41,6%, enquanto supermercados e veículos também apresentaram resultados robustos, com altas de 11,6% e 10,1%, respectivamente.
Por outro lado, alguns setores ainda enfrentam dificuldades para se recuperar totalmente dos impactos da crise sanitária. Equipamentos de informática e comunicação, móveis e eletrodomésticos, e artigos de vestuário estão operando abaixo dos níveis de 2020. O segmento de livros e papelaria apresentou a maior queda, com uma redução de 46,8%, refletindo os desafios em certas áreas do comércio.