As vendas do comércio varejista no Brasil apresentaram uma leve queda de 0,1% em dezembro de 2024 em comparação com novembro, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse desempenho ficou em linha com a mediana das expectativas do mercado, que indicavam variações entre -1,7% e +0,6%. No entanto, quando comparadas a dezembro de 2023, as vendas do varejo cresceram 2,0%, superando as projeções que variavam de 1,5% a 5,0%.
No acumulado de 2024, as vendas do varejo restrito (que exclui setores como veículos e material de construção) cresceram 4,7%, um desempenho que também superou as previsões do mercado, que variavam entre 1,8% e 5,0%. Esse crescimento é um reflexo do desempenho positivo em vários segmentos, apesar da leve retração registrada em dezembro.
Por outro lado, o varejo ampliado, que inclui categorias como veículos e material de construção, teve uma queda de 1,1% em dezembro frente ao mês anterior, contrariando as expectativas que apontavam para uma leve alta. No entanto, quando comparado a dezembro de 2023, o setor cresceu 1,4%, e o crescimento acumulado de 4,1% no ano ficou dentro das estimativas do mercado.