O crescimento das vendas de shopping centers no Brasil deve apresentar uma leve desaceleração em 2025, com previsão de aumento de 1,6% no faturamento do setor, totalizando R$201,6 bilhões. Em 2024, o faturamento já havia superado R$198 bilhões, com uma alta de 1,9%. Apesar dessa desaceleração, o desempenho permanece em patamares recordes desde o início da série histórica da Abrasce, em 2015.
A associação também destacou o crescimento das inaugurações de novos shoppings no país. Em 2024, nove novos centros comerciais foram abertos, elevando o número total de empreendimentos para 648 em operação. Além disso, o fluxo de clientes cresceu 2,9%, com uma média de 476 milhões de visitantes mensais, e o número de lojas aumentou em 1,9%, totalizando 123 mil unidades.
Apesar dos desafios econômicos enfrentados pelo Brasil, o setor de shopping centers mostra resiliência, especialmente nas regiões Nordeste e Sul, que apresentaram crescimento de 2,9% e 2,4%, respectivamente. A Abrasce, que reúne aproximadamente 400 associados no país, apontou que sete novas cidades devem inaugurar shoppings em 2025, aumentando a presença desses empreendimentos em mais municípios do Brasil.