Em janeiro, as vendas de automóveis na China apresentaram uma queda significativa de 12,1%, totalizando 1,79 milhão de unidades, devido à demanda reduzida e ao efeito de antecipação de compras no final de 2024. Essa queda foi mais acentuada em comparação com dezembro, com uma redução de 32%. A expectativa de incertezas sobre a prorrogação de subsídios governamentais fez com que os consumidores adiantassem as aquisições para o último mês do ano anterior, impactando negativamente as vendas no início de 2025.
Apesar do desempenho fraco em janeiro, a Associação Chinesa de Carros de Passeio (CPCA) mantém uma perspectiva positiva para o mercado, destacando o potencial de recuperação no setor automotivo chinês ao longo do ano. A CPCA projeta um crescimento contínuo nas vendas de veículos elétricos e híbridos, com as vendas de veículos de nova energia (NEVs) registrando um aumento de 10,5% em janeiro, atingindo 744.000 unidades. Para 2025, a associação prevê que o total de vendas de carros de passeio atinja 23,4 milhões de unidades, um crescimento de 2% em relação ao ano anterior.
As exportações de carros de passeio também tiveram um desempenho misto. Em janeiro, a China exportou 380 mil veículos, o que representa um aumento de 3% em relação ao mesmo mês de 2024, mas uma queda de 6% em relação a dezembro. As exportações de NEVs, por outro lado, cresceram 29,4%. A CPCA espera que o mercado automotivo se recupere em fevereiro, com a demanda mais forte após o feriado do Ano Novo Lunar. A Tesla, por exemplo, entregou 63.238 veículos em janeiro na China e exportou 29.535 unidades.