O Vaticano informou, nesta segunda-feira, 17, que o papa Francisco se encontra estável e sem febre, após ser internado no Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli, em Roma, na última sexta-feira, 14. O pontífice, de 88 anos, foi diagnosticado com uma infecção respiratória polimicrobiana, condição causada por uma combinação de vírus, bactérias, fungos e parasitas. Apesar do quadro delicado, a sua condição clínica é estável e ele segue com a terapia prescrita.
No domingo, 16, o papa não presidiu a tradicional oração do Angelus pela primeira vez, e o Vaticano cancelou compromissos desta segunda-feira. Francisco deveria ter visitado os estúdios de Cinecittà, em Roma, para um evento relacionado ao Ano Santo da Igreja Católica, mas seu agendamento foi remarcado. Apesar disso, o próximo compromisso oficial do pontífice é a audiência geral de quarta-feira, 19, e a ordenação de diáconos no domingo, embora sua participação ainda seja incerta.
O papa, que já enfrentou problemas de saúde no passado, como a remoção de parte do pulmão após uma infecção e um episódio de pneumonia grave em 2023, continua a demonstrar um ritmo intenso de trabalho, mesmo com sua saúde debilitada. Em sua última internação, Francisco insistiu em cumprir suas audiências antes de ser admitido no hospital, apesar de dificuldades respiratórias.