O Vaticano informou neste sábado (15) que o Papa Francisco, que foi hospitalizado na sexta-feira (14) devido a uma bronquite, teve uma noite tranquila e dormiu bem. O pontífice de 88 anos, que está com dificuldades respiratórias, continua internado para exames e tratamentos. Ele tomou café da manhã e leu os jornais na manhã de sábado. A bronquite, que o acompanha desde a semana passada, o levou a cancelar a leitura de seu discurso durante a audiência geral de quarta-feira.
Os exames realizados indicaram uma infecção nas vias respiratórias e uma febre baixa. De acordo com fontes italianas, o Papa pode permanecer hospitalizado por alguns dias para seguir com o tratamento. O pontífice tem enfrentado uma saúde fragilizada nos últimos anos, com problemas como dores no quadril, joelho e infecções respiratórias, além de ter passado por operações e apresentado vários alertas médicos. Isso, no entanto, não o impediu de manter uma agenda cheia de compromissos.
Francisco já havia enfrentado episódios de bronquite em 2023, incluindo um que o fez cancelar uma viagem para a COP28 em Dubai. Além disso, desde 2022, o Papa se desloca em cadeira de rodas devido a dores no joelho, usando bengala nas poucas vezes em que fica de pé. Recentemente, também passou a usar aparelho auditivo.