A Vale (VALE3) anunciou a aprovação de um novo programa de recompra de até 120 milhões de ações ordinárias, o que representa cerca de 3% do total de ações em circulação. O prazo para a execução do programa é de 18 meses, com o objetivo de reforçar a confiança da administração nas perspectivas de negócio da mineradora, além de demonstrar compromisso com a criação e o compartilhamento de valor com os acionistas. O programa foi aprovado próximo ao término do atual ciclo de recompra, que resultou na aquisição de cerca de 34 milhões de ações.
A mineradora também destacou que a decisão de iniciar o novo programa de recompra reflete a disciplina da gestão na alocação de capital, buscando otimizar a utilização de recursos em benefício dos acionistas. A estratégia visa aumentar o valor das ações e, consequentemente, trazer mais retorno para os investidores da empresa.
Além disso, a Vale revisou suas projeções de capex para 2025, ajustando o valor esperado para US$ 5,9 bilhões, o que indica uma redução em relação aos valores anteriormente projetados. A companhia continua comprometida em manter uma gestão eficiente de seus recursos, ao mesmo tempo em que avalia as melhores estratégias para atender às expectativas do mercado e garantir resultados sustentáveis a longo prazo.