Pela primeira vez em duas décadas, os moradores da capital e da região metropolitana de São Paulo passaram a utilizar mais o transporte individual, como carros, motos e táxis, do que o transporte coletivo, composto por metrôs, trens e ônibus. A pesquisa Origem e Destino, realizada pelo Metrô de São Paulo e divulgada em fevereiro de 2025, revelou que o uso do transporte coletivo diminuiu em todas as regiões da pesquisa, com destaque para o Sudoeste, Oeste e Sudeste. Essa queda foi acompanhada por um aumento no uso de veículos individuais, que agora representam 79,8% das viagens na faixa de maior renda.
Além disso, a pesquisa mostrou que a redução no uso de transporte coletivo ocorre desde 2007, com um acentuado declínio nos últimos anos, especialmente após a pandemia, que acelerou mudanças nas formas de trabalho e consumo. A participação de serviços por aplicativos, como Uber e 99, também impulsionou esse movimento, levando ao crescimento de 137,3% no número de viagens de táxis e veículos de aplicativos, que saltaram de 468 mil para mais de 1 milhão de viagens diárias em 2023. A utilização de motos para entregas também ganhou força, alterando o padrão de mobilidade urbana.
Os principais motivos para as viagens continuam sendo o trabalho e a educação, com a maior parte das viagens diárias na região metropolitana sendo realizadas por esses motivos. No total, 46,2% das viagens foram feitas para o trabalho, e 36,2% para a educação. A pesquisa também destacou a queda no uso de transporte coletivo em todas as faixas de renda, o que sinaliza uma transformação significativa no comportamento de mobilidade da população da cidade e região metropolitana.