Em 2018, três estudantes trans e travestis ingressaram em universidades públicas do Brasil, representando uma minoria dentro do ensino superior, historicamente excluída. Ariela Nascimento, Vênus Anjos e Zuri Moura enfrentaram grandes desafios para chegar até a educação superior, enfrentando discriminação e barreiras relacionadas ao acesso, permanência e conclusão do ensino básico. As experiências dessas alunas refletem as dificuldades enfrentadas pela população trans no país, evidenciando a necessidade urgente de políticas públicas específicas para garantir o direito à educação e à permanência no ensino superior.
Em 2024, a Universidade Federal Fluminense (UFF) se tornou pioneira ao adotar uma política de cotas para pessoas trans e travestis, reservando 2% das vagas de graduação e pelo menos uma vaga por curso na pós-graduação. A decisão foi vista como uma reparação histórica, já que esse grupo foi historicamente segregado do acesso ao ensino superior devido à violência transfóbica e à falta de políticas públicas inclusivas. Contudo, as ativistas ressaltam que, além das cotas, é essencial a implementação de políticas de permanência que garantam que essas pessoas não desistam de seus estudos devido à precarização de suas condições de vida.
Apesar de avanços importantes, ainda há uma grande falta de dados específicos sobre a presença de pessoas trans nas universidades brasileiras. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não coleta informações sobre identidade de gênero em suas pesquisas, o que dificulta a avaliação precisa da inclusão dessa população. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) também não possui dados sobre a participação de pessoas trans na pós-graduação, mas prevê a realização de um censo em breve para coletar essas informações e embasar políticas públicas. As lideranças trans destacam a urgência de garantias de direitos, como bolsas de permanência e pesquisa, para assegurar que a população trans tenha oportunidades reais de acesso e sucesso no ensino superior.