A partir deste sábado (15), quatro Unidades de Referência em Atenção Primária (Uraps) de Rio Branco terão seu horário de funcionamento ampliado, com o objetivo de atender à alta demanda causada pelo aumento dos casos de dengue. Os dados da Vigilância Epidemiológica indicam que, entre janeiro e a última sexta-feira (14), mais de 1.200 notificações de casos de dengue foram registradas na capital. Em resposta, três Uraps irão funcionar até às 22h de segunda a sexta-feira e quatro até às 17h aos sábados.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) confirmou que, além do aumento no horário de funcionamento das unidades, um mutirão de limpeza está sendo realizado nos bairros da cidade para combater focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças. Com o apoio de agentes de endemias e do governo federal, a ação busca eliminar criadouros do mosquito e informar a população sobre práticas de prevenção.
O município de Rio Branco, que enfrenta uma situação de emergência em saúde desde janeiro, registra 1.274 casos prováveis de dengue, com cinco casos graves e uma morte confirmada. A Secretaria de Saúde também alertou sobre os sintomas da doença, como dores fortes na barriga, febre e dificuldades respiratórias, destacando a vulnerabilidade de grupos específicos, como idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas. A cidade segue com esforços conjuntos para controlar a epidemia e proteger a saúde pública.