Volume de atividades turísticas cresceu 15,5% em dezembro de 2024, enquanto índice nacional chegou a 9,5%. Goiás conquistou o terceiro lugar entre estados com maior crescimento no período
O Turismo de Goiás conquistou o terceiro lugar no ranking dos estados brasileiros que registraram maior crescimento do setor, em dezembro de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023, ficando atrás apenas do Pará e Amazonas. É o que revela a Pesquisa Mensal de Serviços divulgada, nesta quarta-feira (12/2), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o levantamento, o volume de atividades turísticas cresceu 15,5% em Goiás, acima da média nacional que ficou em 9,5%. Em comparação com novembro de 2024, o crescimento foi de 3,1%, o que também supera a média nacional de 2,8% no mesmo período.
A receita proveniente das atividades turísticas em Goiás também surpreendeu. Segundo o IBGE, o estado registrou aumento de 19,4% em dezembro. O desempenho positivo superou a média do país, que apresentou crescimento de 10,6% no mesmo período. No acumulado do ano, de janeiro a dezembro, em comparação com 2023, a receita nominal das atividades turísticas em Goiás registrou uma expansão de 12%. Já os dados analisados nacionalmente demonstraram avanço de 9,7%.
Na avaliação do presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, os números positivos são fruto de uma política pública consistente voltada para o desenvolvimento do turismo goiano. “Estamos focados em levar os atrativos do estado para as principais feiras nacionais e internacionais, além de trabalhar a governança pública e atuar em parceria com a iniciativa privada. O resultado está aí e temos muitos projetos para serem executados em 2025”, informou.
Observatório do Turismo
O Observatório da Goiás Turismo publica, todos os meses, a análise dos dados da PMS divulgada pelo IBGE. O relatório aponta que o resultado positivo se deve aos investimentos do Governo de Goiás visando o desenvolvimento da atividade, “valorizando a diversidades de suas 12 regiões turísticas”. Os dados completos, com gráficos comparativos, estão disponíveis no site da Goiás Turismo: www.goias.gov.br/turismo.
Fotos: Goiás Turismo
Agência Estadual de Turismo – Governo de Goiás