Em entrevista à Fox News na segunda-feira (11.fev.2025), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, levantou a possibilidade de que a Ucrânia possa, eventualmente, se tornar parte da Rússia. A declaração foi feita dias antes de um encontro entre o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Trump também sugeriu que os investimentos norte-americanos na Ucrânia deveriam ser recompensados com recursos naturais do país, como terras com petróleo, gás e minerais.
Além disso, Trump anunciou planos de enviar seu enviado especial, Keith Kellogg, à Ucrânia no dia 20 de fevereiro para discutir uma proposta de cessação dos combates entre a Ucrânia e a Rússia, conflito iniciado com a invasão russa em fevereiro de 2022. Durante a entrevista, Trump afirmou que deseja recuperar o equivalente a US$ 500 bilhões em terras raras da Ucrânia.
Por outro lado, Zelensky expressou disposição para negociar com os EUA, visando manter o apoio do país na guerra contra a Rússia. O presidente ucraniano revelou um mapa detalhado com as terras raras que Trump mencionou, afirmando estar aberto a um acordo para a resolução do impasse.