O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, entrou em contato com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para discutir a busca por uma solução para o conflito com a Rússia. Durante a conversa, Trump mencionou que Zelensky almeja a paz e o fim da guerra, afirmando que ambos concordaram na importância de evitar mais mortes e destruição. Zelensky se reunirá com o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, e o secretário de Estado, Marco Rubio, na próxima sexta-feira, 14 de fevereiro, durante a Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha, para continuar o diálogo.
Trump também conversou com o presidente russo, Vladimir Putin, que expressou interesse em iniciar negociações para encerrar o conflito. Em sua declaração, Trump destacou que tanto ele quanto Putin compartilham a crença no uso do “bom senso” para buscar uma resolução. O presidente dos EUA mencionou que ambos concordaram em colaborar de maneira próxima e até realizar visitas oficiais aos respectivos países.
Durante a campanha presidencial, Trump havia responsabilizado Zelensky pela escalada do conflito com a Rússia, mas, após a eleição de 2024, o presidente russo elogiou Trump e sugeriu um encontro para tratar do fim da guerra. Trump reiterou seu compromisso de resolver o impasse europeu, acreditando que uma solução pode ser alcançada por meio de cooperação entre as partes envolvidas.