O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (9) que está comprometido com a compra e a posse da Faixa de Gaza, destacando a importância de garantir o controle da região. Segundo Trump, o objetivo principal é fortalecer a presença dos EUA na área e promover a estabilidade, considerando a região de grande relevância geopolítica.
Embora tenha expressado seu desejo de manter o controle sobre a Faixa de Gaza, Trump sugeriu que poderia ceder partes da terra para outros países do Oriente Médio. O presidente indicou que a medida poderia ser um gesto importante para ajudar no esforço de reconstrução da região, visando a construção de uma paz mais duradoura.
As declarações foram feitas a repórteres durante um voo a bordo do Força Aérea Um, e geraram reações variadas no cenário internacional. A ideia de intervenção e de participação de outros países no processo de reconstrução foi vista por alguns como uma forma de envolver mais diretamente os aliados do Oriente Médio, enquanto outros questionaram os impactos dessa proposta para a dinâmica da região.