O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revogou as autorizações de segurança de Antony Blinken, ex-secretário de Estado, e Jake Sullivan, ex-assessor de segurança nacional, conforme informaram autoridades da Casa Branca no sábado (8). A decisão aconteceu um dia após Trump anunciar a revogação da autorização de segurança do atual presidente, Joe Biden, o que interrompeu o acesso deste aos briefings diários de inteligência.
Além disso, Trump revogou as autorizações de segurança de outros membros da administração de Biden, incluindo a vice-procuradora-geral Lisa Monaco, que atuou na resposta ao ataque ao Capitólio em 2021. Também foram removidas as autorizações da procuradora-geral de Nova York, Letitia James, e do promotor distrital de Manhattan, Alvin Bragg, envolvidos em processos legais contra o ex-presidente.
A revogação das autorizações ocorre em um contexto no qual ex-presidentes dos EUA tradicionalmente mantêm acesso a briefings de inteligência para aconselhar os presidentes em exercício em questões de segurança nacional e política externa. Em 2021, o presidente Biden já havia suspendido a autorização de segurança de Trump, quando este ainda era um ex-presidente.