O presidente Donald Trump anunciou que pode se reunir com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky na próxima semana, além de sugerir uma possível conversa com o presidente russo Vladimir Putin. Trump expressou seu desejo de ver o fim da guerra entre a Ucrânia e a Rússia e afirmou que um dos pontos de sua possível conversa com Zelensky seria garantir a segurança dos ativos ucranianos, assim como a proteção do investimento financeiro dos Estados Unidos no conflito.
Em relação ao encontro com Putin, Trump indicou que está disposto a buscar uma resolução para o conflito de maneira direta, destacando a necessidade de um acordo entre a Rússia e a Ucrânia. Ele enfatizou sua intenção de atuar para promover a paz, mesmo que, no momento, não haja planos para sua participação na Conferência de Segurança de Munique, onde Zelensky liderará a delegação ucraniana.
Além disso, Trump mencionou o apoio financeiro e militar contínuo dos EUA à Ucrânia, abordando a importância de um compromisso com a segurança das contribuições dos Estados Unidos. Embora o evento de Munique conte com a presença de outros representantes americanos, Trump não estará presente, concentrando-se em suas discussões diretas com os líderes envolvidos no conflito.