O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (12.fev.2025) que seu governo iniciará negociações com a Rússia para tentar pôr fim à guerra na Ucrânia. A declaração foi feita por meio de uma postagem na rede Truth Social, onde Trump revelou que manteve uma conversa produtiva com o presidente russo, Vladimir Putin, e que ambos concordaram em trabalhar juntos para evitar mais perdas de vidas. O republicano também afirmou que delegou a liderança das negociações a membros de sua equipe, como o Secretário de Estado Marco Rubio e o Diretor da CIA John Ratcliffe.
Durante a conversa com Putin, Trump destacou momentos de colaboração entre os EUA e a Rússia durante a 2ª Guerra Mundial, sugerindo que o trabalho conjunto entre os dois países seria benéfico para ambos. Ele mencionou também a importância do “bom senso” como princípio compartilhado, com ambos os líderes expressando o desejo de estreitar os laços, inclusive com visitas aos respectivos países. Trump reforçou que, na sua visão, a guerra na Ucrânia não teria ocorrido se ele estivesse na presidência.
Após o telefonema com Putin, Trump afirmou que ligaria para o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para informá-lo sobre o início das negociações com a Rússia. O ex-presidente também mencionou que a relação entre os EUA e a Rússia era mais estreita durante seu governo, ao contrário do período sob a administração de Joe Biden, que buscou uma maior aproximação com a Ucrânia e evitou negociações com Putin.