O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quarta-feira (12) que considera improvável que a Ucrânia recupere completamente o território perdido para a Rússia e afirmou que não seria prático para o país se juntar à Otan, a aliança militar ocidental. As declarações ocorreram após conversas com o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, onde Trump discutiu o andamento do conflito na Europa e suas perspectivas para uma possível diplomacia para resolver a guerra.
Trump, que se comprometeu a encerrar o conflito, disse que ele e Putin esperam se encontrar no futuro, possivelmente na Arábia Saudita, e que recebeu um convite do Kremlin para visitar Moscou. O presidente dos EUA também classificou a conversa com Putin como produtiva e mencionou que a ligação durou mais de uma hora. Zelensky, por sua vez, confirmou uma chamada de cerca de uma hora com Trump, com a qual também discutiu formas de alcançar a paz.
Embora os Estados Unidos e a Ucrânia tenham visões diferentes sobre o andamento do conflito, a administração Trump se mantém cética sobre a possibilidade de a Ucrânia recuperar todo o território perdido na guerra com a Rússia. O Kremlin, por sua vez, enfatizou que as conversas com Trump são um passo em direção ao diálogo, sendo um sinal de que os esforços diplomáticos podem avançar nos próximos meses.