O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou ter tido uma conversa telefônica com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre o fim do conflito na Ucrânia, em uma das primeiras interações diretas entre ambos desde o início de 2022. Trump, que prometeu encerrar a guerra, classificou o conflito como um “banho de sangue” e afirmou que sua equipe tem mantido conversas produtivas sobre o tema. Apesar de não detalhar quantas vezes conversaram, Trump indicou que a situação exige mais discussões para buscar uma solução.
A Casa Branca não comentou sobre a conversa entre Trump e Putin, mas o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que diversas comunicações estão ocorrendo, embora ele não tenha confirmado ou negado o conteúdo específico do diálogo. A Rússia, que invadiu a Ucrânia em 2022, alega que a operação militar visa proteger as comunidades russas no país e impedir a adesão da Ucrânia à Otan. Por outro lado, a Ucrânia e seus aliados ocidentais acusam a Rússia de uma anexação imperialista de território.
Em novembro de 2023, foi noticiado que Putin estaria aberto a discutir um possível acordo de paz com Trump, mas que as condições para isso incluíam a manutenção da integridade territorial da Ucrânia e a renúncia de Kiev ao seu desejo de se juntar à Otan. A guerra no leste da Ucrânia, que começou em 2014, segue sem uma solução clara, com as potências globais buscando maneiras de mediar um acordo que traga estabilidade à região.