O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a defender a redução das taxas de juros pelo Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, em uma publicação feita nesta quarta-feira, 12, minutos antes da divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) de janeiro. Trump destacou a necessidade de diminuir as taxas de juros em um momento em que o CPI, que mede a inflação, apresentou uma aceleração inesperada.
A declaração de Trump também mencionou que a redução das taxas de juros deveria ocorrer paralelamente à implementação de tarifas iminentes. A postura do ex-presidente reflete uma crítica contínua à política monetária do Fed, que tem sido alvo de críticas por parte de Trump, especialmente em relação ao impacto econômico de aumentos nas taxas de juros.
O comentário ocorreu em meio a uma expectativa de novos dados econômicos sobre o desempenho da economia dos EUA, com ênfase na inflação. O CPI de janeiro superou as previsões, o que pode gerar mais discussões sobre as políticas monetárias adotadas pelo banco central norte-americano nos próximos meses.