O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma proclamação que altera o nome do Golfo do México para Golfo da América. A medida visa uma mudança na nomenclatura oficial nos mapas do governo dos EUA, embora outros países não sejam obrigados a adotar a alteração. A decisão foi tomada neste domingo (9) e reflete uma ação que foi previamente anunciada pelo presidente durante o mês anterior à sua posse.
A assinatura da proclamação ocorreu a bordo do Air Force One, enquanto o presidente sobrevoava o golfo, a caminho de Nova Orleans, para o Super Bowl. A iniciativa de renomear a área já havia sido expressa por Trump, mas só agora se formalizou por meio de um documento oficial. A mudança é parte de uma série de ações planejadas pelo presidente desde sua eleição.
Embora a alteração tenha valor no âmbito oficial dos Estados Unidos, a medida não exige que outros países ou organizações internacionais sigam a mesma nomenclatura. Assim, o Golfo do México continuará a ser denominado da forma tradicional em muitos outros contextos e mapas fora do território norte-americano.