O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciará nesta quarta-feira (5) uma ordem executiva que visa restringir a participação de mulheres transgêneros em competições esportivas femininas em escolas e universidades. A medida, chamada “Mantendo homens fora dos esportes femininos”, cumpre uma promessa feita por Trump durante sua campanha presidencial de 2024, e busca reforçar a divisão entre as categorias masculinas e femininas no esporte.
Desde o início de seu mandato, a administração Trump tem adotado uma postura contrária aos direitos das pessoas transgêneras. A ordem executiva faz parte de um movimento maior do governo, que inclui ações para remover membros transgêneros do serviço militar e barrar candidaturas de pessoas trans. O impacto da medida será amplamente debatido, já que trata de questões de inclusão e igualdade em várias esferas públicas, como o esporte.
A medida, que já gerou polêmica, deve acirrar ainda mais os debates sobre os direitos das pessoas trans, especialmente no que diz respeito à sua participação em eventos esportivos. A ordem executiva será uma das primeiras a ser implementada após a divulgação das promessas de Trump em sua candidatura, refletindo sua postura conservadora em relação aos direitos de pessoas transgêneras.