O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou apoio à proposta do Congresso de retomar o controle direto do Distrito de Colúmbia, mencionando problemas como a criminalidade elevada e a escassez de moradias na região. Em entrevista a bordo do Air Force One, Trump sugeriu que o governo federal assumisse a gestão do distrito, destacando a necessidade de garantir mais segurança na área.
O Congresso dos Estados Unidos já está avaliando leis relacionadas ao Distrito de Colúmbia, com a possibilidade de anulá-las completamente. Além disso, alguns membros do Partido Republicano defendem a extinção da autonomia local, propondo uma volta ao modelo de governança federal, como ocorria nos primeiros tempos da capital americana.
Embora Trump tenha manifestado simpatia pela prefeita local, Muriel Bowser, ele criticou a gestão da cidade, especialmente em relação ao aumento de moradores de rua, o que, segundo ele, prejudica a imagem de Washington durante visitas de líderes internacionais. O presidente considera que a presença de tendas em áreas públicas importantes não é aceitável para uma cidade com o prestígio de Washington.